Conta Corrente Cedente
Essa tela é utilizada para realizar lançamentos de créditos/débitos para o cliente ou fornecedor. Para acessar essa tela faça o caminho:
Córtex> Financeiro> Operações> Conta Corrente Cedente
Para inserir um novo credito/debito clique no ícone de + no topo da tela, em seguida preencha os seguintes campos:
- Tipo conta: Nesse campo será inserido o tipo de conta, se será uma conta a receber ou a pagar. Para crédito o campo “tipo conta” deve constar “Receber” e para débito “pagar”.
- Cedente: Nesse campo será inserido o cliente que será feito o credito ou debito.
- Identificador do Adiantamento: Esse campo não precisa ser preenchido, ao confirmar o credito/debito ele irá gerar um identificador com a data da emissão e o nome do cedente, como por exemplo, 29/06/2021 – Cliente. Mas caso já tenham um controle de códigos para créditos pode ser preenchido por eles.
- Forma de Pagamento: Nesse campo será informado como será pago esse credito.
- Valor: Nesse campo será inserido o valor do credito/debito.
- Data Adiantamento: Esse campo é preenchido com a data de emissão do credito, ele normalmente é preenchido de forma automática mas também pode ser preenchido com a data desejada.
Após finalizar a inserção do dados, clique em gravar para salvar os dados.
Essa tela gera um lançamento no sistema(que não gera fluxo de caixa), quando o cedente comprar novamente é necessário que quando for da baixa do pedido adicione esse crédito, o sistema automaticamente o encontra e da baixa do crédito.
Funcionará da seguinte forma, o funcionário quando for da baixa no pedido do cedente irá aparecer a seguinte mensagem:
Ao clicar em ok, a baixa do adiantamento será feita automaticamente. Assim o crédito anterior será lançado.
As baixas também podem ser feitas manualmente, ao fazer a baixa insira o tipo de pagamento como adiantamento.
Em seguida preencha o campo cheque/adiantamento, buscando ele pelo identificador e depois basta gravar e a parcela será baixada com o credito.
Relatórios
Para verificar os créditos emitidos no sistema, pode ser utilizado o relatório de saldos dos cheques. Com ele você pode verificar o valor do credito/debito, o cedente e a data de emissão.
Nos demais relatórios do financeiro, como contas a pagar/receber, contas pagas/recebidas ou extrato caixa, o credito não aparece até ser efetuado uma baixa com ele. Isso acontece pois o lançamento gerado para esse credito/debito não gera fluxo de caixa por isso não irá aparecer nesses relatórios.