16 Jul

Transferência de Mercadoria Entre Depósitos e Filiais

Transferência entre depósitos

Quando precisar transferir a mercadoria de um deposito para outro dentro da mesma empresa, usaremos a tela de pedido de venda.

Antes de começar a fazer o pedido, é preciso criar a operação para realizar a movimentação para o deposito que precisa. Para criar a operação faça o caminho: Córtex> vendas> cadastros> operações.

Para que não ocorra erros na transferência há alguns campos que necessitam de serem preenchidos.

1- Deposito Origem: Nesse campo precisa ser colocado o deposito onde está a mercadoria, caso tenha duvidas pode consultar dentro do cadastro do produto, na aba estoque. Lá mostra em qual estoque está a mercadoria e a quantidade.

2- Depósito Destino: Nesse campo precisa ser colocado o deposito para qual a mercadoria será transferida, caso o deposito ainda não esteja cadastrado basta cadastrar ele no ícone de risquinhos ao lado do campo de deposito destino.

3- Classificação: Nesse campo será inserido qual o documento será utilizado para fazer a movimentação, no nosso caso usaremos o pedido de venda.

4- Integrações: Nesse grid é necessário inserir quais integrações o documento terá, como estamos fazendo uma transferência de estoque precisamos que o documento movimente o estoque, por isso iremos inserir a integração de “estoque” clicando no ícone de folha branca.


Após a criação da operação podemos fazer o pedido de venda, caminho: córtex> vendas> operações> pedido de venda. Ao acessar a tela do pedido precisa alterar o campo de operação para a que foi criada, e o cedente pode ser a própria empresa, depois basta fazer o pedido como normalmente é feito e finalizar sem precisar calcular financeiro nem tributação.


Tela de pedido de venda, exemplo de como deve estar a operação

Após finalizar, no produto irá constar o deposito com a nova quantidade.

Transferência entre filiais

A transferência entre filiais será feita pela tela de nota fiscal, pois mesmo sendo filiais da mesma empresa elas ainda possuem cnpj diferentes e assim precisando de uma nota de transferência seja enviada para a sefaz.

Será preciso criar duas operações, uma de saída na filial que estará enviando a mercadoria, e outra de entrada na filial que receberá a mercadoria. Elas ficarão da seguinte forma:

É importante inserir os depósitos corretos para que não haja problema com o deposito da mercadoria, outra coisa que deve ser inserido na operação é o CFOP de transferência, esse voce precisa consultar com sua contabilidade.

Saída das mercadorias

Você irá fazer a nota normalmente, pelo caminho: córtex> vendas> operações> nota fiscal eletrônica. Precisará alterar a operação que será a de TRANSFERÊNCIA SAÍDA que criou com o CFOP correto para a transferência e o cedente será a filial que estará enviando.


Tela de nota fiscal eletrônica, exemplo de como deve estar a operação

Entrada das mercadorias

Para da entrada na mercadoria, primeiro verifique se a operação de entrada foi criada corretamente com o deposito correto. Após isso, voce dará entrada como normalmente faz com as notas de um fornecedor.

Por XML pela tela de Importação XML Fornecedor ou Manualmente pela tela de Nota Fiscal Fornecedor . Mas lembre-se de inserir a operação correta quando der entrada.

Tela de importação de xml, exemplo de como deve estar a operação

Tela de nota fiscal fornecedor, exemplo de como deve estar a operação

Após inserir basta fazer o processo de entrada normalmente e finalizar.