15 Mar

Formas de Pagamento

Para cadastrar uma forma de pagamento, faça o seguinte caminho:

INICIAR > CÓRTEX > FINANCEIRO > CADASTROS > FORMAS DE PAGAMENTO

O cadastro de forma de pagamento será aberto na aba localizar, onde faremos as pesquisas de formas já cadastradas.

Esta pesquisa pode ser realizada através dos campos grifados, basta clicar no desejado e preenche-lo.

O símbolo da porcentagem “%” é um parâmetro de busca utilizado para filtrar todas as formas de pagamento.

O parâmetro “%” também pode ser utilizado para facilitar a pesquisa. Isto significa que aparecerão todos os clientes que contém tal palavra em seu nome. Veja o exemplo abaixo:

Para efetuar o cadastro, devemos ir na aba Cadastro e em seguida clicar no ícone “+” (INCLUIR).

Cadastro

  1. Código ECF: Neste campo deve ser inserido o código correspondente a forma de pagamento no Emissor de Cupom Fiscal.
  2. Descrição: Descrição básica da condição de pagamento.
  3. Parcelas: Indica o número de parcelas (Caso o pagamento seja à vista, deve ser preenchido com zero e a opção “Entrada” deve estar marcada).
  4. Entrada: Indica se possui parcela de entrada.
  5. Intervalo: Intervalo fixo em dias entre as parcelas.
  6. Espécie: Espécie na qual será efetuado o pagamento (Ex. Dinheiro, Cheque, Cartão, Boleto).
  7. Valores Iguais:Caso marcada, todas as parcelas terão valores iguais.
  8. Mensais: Faz com que as datas de vencimento sejam sempre no mesmo dia, variando o mês.
  9. Ativos: Indica se a forma de pagamento está ativa.
  10. Baixa Automática: Ao gerar a parcela, a baixa é feita automaticamente.
  11. Parcelas: este campo só poderá ser manipulado quando a forma de pagamento já estiver sido gravada.

Quando habilitada, ficará assim:

O sistema trabalhará de acordo com as parcelas cadastradas, é essencial que os dados inseridos neste campo estejam corretos, principalmente o prazo de dias entre as parcelas. Pois será por elas que o sistema irá gerar as devidas parcelas.

Legenda:

INCLUIR -Ao clicá-lo, você deve preencher os campos solicitados de acordo com a inclusão a ser feita.

EDITAR  

REMOVER

ATUALIZAR

Dados Adicionais

  1. Alterar Pagamento: Indica se permite alteração nos vencimentos.
  2. Cobrar Juros: Indica se deve cobrar juros, se marcado, deve informar os dias após o vencimento para cobrar juros.
  3. Dias após vencimento: Insira a partir de quantos dias após o vencimento deverá cobrar juros.
  4. Recalcular Vencimentos: Ao alterar o vencimento de uma parcela, recalcula automaticamente as próximas.
  5. Personalizar Parcelas: Permite ao usuário alterar vencimentos e valores das parcelas.
  6. Acréscimo/Desconto: Acréscimos e/ou Descontos que venham a ser inseridos no documento.
  7. Informação Adicional: Insere uma informação adicional referente a nota fiscal.
  8. Observação:  Observações gerais da forma de pagamento.

Aqui, você deve inserir taxas adicionais de cobrança, e como elas devem ser feitas.

Em seguida, digite o valor da taxa, e caso o valor digitado seja um percentual e não um valor monetário, marque a opção “Percentual”. Depois, selecione sobre qual produto você deseja cobrar essa taxa.

Após o preenchimento, clique em Gravar.