03 Jun

Cadastro de Produto Acabado

PPara cadastrar um novo produto acabado, faça o seguinte caminho:

CÓRTEX > Vendas > Cadastro > Produto > Acabado

O cadastro de produto acabado será aberto na aba localizar, onde faremos as pesquisas de produtos já cadastrados.

Esta pesquisa pode ser realizada através dos campos grifados, basta clicar no desejado e preenche-lo.

O símbolo da porcentagem “%” é um parâmetro de busca utilizado para filtrar todos os produtos.

O parâmetro também pode ser utilizado para facilitar a pesquisa como contém, isto significa que aparecerão todos os produtos que contém tal palavra em seu nome. Veja o exemplo abaixo:

Para efetuar o cadastro, devemos ir na aba Cadastro e em seguida clicar no ícone “+” (INCLUIR).

Em seguida, você deverá preencher todas as abas, vamos dividir em partes para melhor entendimento.

Cadastro

  1. Grupo/Família: Selecione neste campo, o grupo/família que o produto a ser cadastrado se encaixa. O grupo deve ser cadastrado conforme a necessidade da empresa.
  2. Código Legado: Campo para inserir códigos internos já utilizados pela empresa.
  3. Categoria: Este campo permite classificar os produtos e agrupá-los de acordo com uma característica comum, visando facilitar o planejamento das comissões.
  4. Nome Comercial: O nome comercial é o nome popular do produto. Esta é a descrição que saíra nas NF-es.
  5. Classe: Este campo é uma forma de agrupar o produto de acordo com suas características.
  6. Código Universal: Caso utilize, adicione o código universal.
  7. Descrição resumida: Neste campo, adicione uma breve descrição do produto.
  8. Data cadastro: Neste campo é informado a data em que o produto está sendo cadastrado.
  9. Descrição: Neste campo descreva o produto com as suas especificações.
  10. Imagem: Este campo é para que seja adicionado uma foto do produto.

Para finalizar o cadastro clique em gravar.

OBSERVAÇÃO: Após preenchimento de todos os campos independente da aba, caso tenha interesse em voltar a barra de ferramentas, usuário deve clicar em CANCELAR, lembrando que tudo o que foi digitado será perdido.

Código de Barras

Para adicionar um código de barras para o respectivo produto, basta clicar no ícone de Incluir e adicionar os devidos dados.

Para salvar, clique em Ok.

Para adicionar um Código Alternativo no Produto, clique no ícone indicado.

Este campo permite que seja cadastrado mais de 1 código por produto.

Para salvar, clique em Ok.

Características

Dentro da aba características, poderá ser preenchida a descrição do produto como peso, largura, comprimento, altura e etc.

No campo  Ficha Técnica podem ser inseridas informações com todas as especificações de uma mercadoria ou matéria-prima.

Embalagens

Nesta grade, podem ser vinculadas embalagens para serem inseridas nos documentos automaticamente após a seleção do produto.

Para as embalagens aparecerem no cadastro do produto, precisam ser cadastradas previamente no cadastro de EMBALAGENS, conforme o anexo:

Clique em INCLUIR para selecionar a embalagens

Selecione a embalagem desejada, em seguida clique em OK.

Tributação

Nesta aba, deverão ser cadastrados todos os impostos referentes ao produto em questão.

  1. Grupo tributação: Selecione o grupo de tributação correspondente a tributação do produto. Este grupo precisa ser cadastrado previamente.
  2. Gênero: Neste pode ser selecionado o gênero do produto conforme suas características..
  3. Código NCM do produto: Neste campo deverá ser colocado o código NCM do produto.
  4. Código CEST do produto: Neste campo deverá ser colocado o código CEST do produto, também pré-definido pelo governo.
  5. Estados: Visualize nessa área os estados que estão configurados no grupo de tributação.
  6. Tributos: Aqui pode ser visualizado os tributos que estão configurados no grupo de tributação.
  7. PMC/MVA: Caso o produto tenha PMC/MVA, deverá também ser cadastrado nesta área, por tipo (PCM ou MVA), Vigência e Percentual.

Preço

Nesta aba, podem ser adicionados todos os dados referentes ao preço do produto.

  1. Custo Aquisição: Neste campo deve ser inserido o Custo de Aquisição do produto.
  2. Composição custo: Neste campo devem ser inseridos os itens que compõem o valor do custo.
  3. Custo Real: Será inserido neste campo o valor do custo + as suas composições.
  4. Markup: Neste campo deve ser informado o índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda.
  5. Perc. Simples: Neste campo pode ser inserido o percentual simples caso não queria utilizar o markup.
  6. Preço Venda: Informe o preço de venda normal do produto.
  7. Preço Mínimo: O preço mínimo de venda do produto.
  8. Perc. Lucro Mínimo: Informe a porcentagem mínima de lucro.
  9. Comissão:
  10. Fórmula Custo: Selecione a opção atualiza custo, para calcular os tributos referente ao custo automaticamente. A fórmula deverá ser configurada pela BYTE.
  • Alterar preços (Caso esteja marcado, todos os preços serão reajustados)
  • Atualizar tabelas (Quando marcado o preço de venda das tabelas serão atualizados sempre que o custo for alterado)
  • Calcular preço de venda (O preço de venda será calculado automaticamente)

conforme a fórmula do custo.

Marque de acordo com o desejado, e clique em calcular para obter obter os resultados.

12) Plano Conta: Selecione um plano de contas de sua empresa, escolha o item que é usado para a classificação e registro de entradas e saídas do fluxo de caixa.

13) Plano Conta Despesas: Estabeleça uma despesa operacional.

14) Tabela de Preços:

A tabela de preços possui os ícones Incluir, alterar registros, excluir registros e atualizar, sequencialmente.

Através destes, é possível vincular tabelas com preços ou descontos diferenciados ao produto para serem utilizados nas vendas. A tabela de preços precisa ser cadastrada previamente.

Selecione a tabela, informe o preço de venda ou percentual de desconto e vigência caso necessário.

Após inserir as informações, basta clicar no OK para salvar as alterações.

15) Bonificações: O mesmo procedimento deve ser realizado em Bonificações, mas será inserido o tipo de bonificação, o preço promocional, a quantidade de venda e o produto bonificado.

Estoque

Nesta aba, é possível cadastrar algumas informações e consultar outras conforme as explicações abaixo:

  1. Unidade Entrada: Unidade de medida utilizada para o produto na entrada, ex: UN, CX, SC.
  2. Unidade Base: Unidade de medida utilizada para o produto na saída, ex: UN, CX, SC.
  3. Quantidade de Venda: Neste campo pode ser informado a quantidade mínima que pode ser vendida do produto.
  4. Controla Lote: Neste campo deverá ser marcado se o produto controla lote ou não.
  5. Nesta opção é possível inserir a localização do produto em estoque. EX: Corredor 3 na prateleira 20.
  6. Estoque por Depósito: Nesta grade podem ser visualizados as quantidades disponíveis em estoque de cada depósito.
  7. Lotes por Depósito: Nesta grade podem ser visualizados as quantidades disponíveis em estoque em cada lote dos produtos.
  8. Movimentação por Depósito:Nesta grade é possível visualizar toda a movimentação do produto.

Especificação

Nesta aba, podem ser adicionados dados específicos do produto, como pode ser visto na imagem abaixo.

Caso a opção que você deseja escolher não esteja aparecendo, basta cadastrá-la, clicando no ícone ao lado.

Composição

Nesta aba é possível cadastrar todas as fases de produção do produto, incluindo todos os seus componentes.

Nesta primeira parte, podemos cadastrar as composições. Para cadastrar uma nova composição, basta clicar no ícone indicado abaixo.

Para editar uma composição já existente, basta clicar no ícone com um lápis.

Na parte de baixo, podemos selecionar as Fases de Produção do produto.

Para que os componentes sejam adicionados automaticamente na Transformação por Composição, deve-se adicionar os Componentes previamente, clicando no ícone indicado abaixo.

Selecione a matéria prima que compõe o produto e a quantidade utilizada para fazer 1 quantidade deste produto. Em seguida, clique em Ok.

Dados Adicionais

Nesta aba deve ser informando o perfil do produto, clicando na opção Tributação e Código de Origem. Através dos ícones apontados pela seta, conforme a imagem acima, pode ser manipulada as informações referente ao produto.

No campo valor, insira a tributação de emissão de nota fiscal e no espaço para texto informe a origem do produto, como estrangeira, nacional e etc.

Rotulagem

Para adicionar um rótulo ao produto, assim como os seus dados, clique 2x sobre o espaço indicado.

A tela abaixo se abrirá e nela você poderá cadastrar todos os dados necessários para a criação do rótulo.

PCP

Nesta aba insira os dados desejados a serem utilizados no seu Planejamento e Controle de Produção (PCP).

CQ

Nesta aba, você pode inserir todos os dados do seu Controle de Qualidade (CQ) referente ao produto, assim como data, status, reclamante, e etc.

MRP II

Nesta aba podem ser inseridos os seguintes campos, que são muito utilizados na tela de Sugestão de Compras.

Lote econômico: Quantidade ideal de material a ser adquirida em cada reposição de estoque.

Estoque de segurança: Quantidade mínima de peças que deve existir no estoque.

Estoque máximo: A Soma do lote de segurança mais o lote de compras.

Ponto Pedido: Quantidade que ao ser atingida, dá início ao processo de reposição.

Tempo de reposição: É o tempo gasto desde a verificação de que o estoque precisa ser reposto até a chegada do material.