04 Abr

Devolução

O primeiro passo para realizar uma nota de devolução é verificar se há uma operação para tal processo já cadastrada. Para isso faça o seguinte caminho:

CÓRTEX > Vendas > Cadastros > Operações.

(Se você já tiver essas operações cadastradas, pule esta parte da documentação.)

Há três tipos de devoluções:

  1. Devolução para seu fornecedor.
  2. Devolução que seu cliente faz de sua mercadoria.
  3. Devolução do cliente (Emitida pela própria empresa).

Dependendo de qual tipo de devolução se trata, as configurações serão diferentes.

Devolução ao Fornecedor

Neste tipo de devolução, você deve cadastrar a operação como Saída, pois as mercadorias estão saindo do seu estoque.

Devolução do Cliente

Neste caso, o cliente está devolvendo mercadorias para sua empresa, então será uma operação de entrada.

Devolução do Cliente (Emitida pela própria empresa)

Pode ser utilizada quando o cliente não emitir a nota de devolução para a empresa, podendo a mesma fazer este documento em nome do Cliente.

Nota de Devolução

Após confirmado que suas operações já existem, ao fazer nota você irá escolher a operação que está de acordo com a sua situação, lançará a nota normalmente com sua CFOP específica, que deve ser fornecida por sua contabilidade.

Depois disso vá a aba Dados como mostrado abaixo:

No campo Finalidade você deve colocar que a nota é para devolução. E em seguida, clique no botão Gravar.

No último passo você deve inserir os dados do documento que está realizando a devolução, sem isto não há como fazer a devolução

Deverá realizar o lançamento do documento, podendo preencher os dados manualmente, ou digitando a chave da Nota que os demais campos serão preenchidos automaticamente.

Obs: o tipo de documento será de acordo com a situação da devolução, no caso de uma devolução para fornecedor, você irá colocar Nota Fiscal de Fornecedor, se for uma nota para cliente você colocará Nota Fiscal Eletrônica.

Em seguida, basta Finalizar.