09 Abr

Cadastro de Categorias e Comissões por produto

O cadastro de categorias pode ser utilizado para organizar melhor os grupos de produtos da empresa e também para configurar comissões por produto.

Cadastrar categoria

Para cadastrar uma categoria, faça o seguinte caminho:

CÓRTEX > VENDAS > CADASTRO > PRODUTOS > CADASTROS ASSOCIADOS > CATEGORIA

Ao cadastrar um produto no sistema, deve-se informar a categoria desse produto. E essa pode influenciar, dependendo do cadastro da categoria, na comissão, no descontos, no preço do produto, bonificações, etc.

Ao entrar na página de cadastro de categoria, aparecerá a seguinte tela:

Para iniciar um novo cadastro de categoria clique no ícone, indicado pela seta.

Indicações:

1) Descrição: Neste campo se informa o nome desejado para a nova categoria.

2) Categoria Pai: Este campo é preenchido caso haja um agrupamento de categorias, se uma categoria for distinta da outra, não é necessário preencher.

3) Base Calculo: Se insere a base de calculo da categoria, que irá influenciar no cálculo das comissões, geralmente se coloca a fórmula TOTAL_ITEM.

4) Comissão Base: Informa a comissão base da categoria, caso seja baseada em uma comissão já criada.

5) Código: Neste campo estará informado o código da categoria (é preenchido automaticamente).

6) Ativo: Este campo será marcado , caso deseje ativar a categoria.

Comissões por produto

Os cadastros a seguir só devem ser preenchidos, caso a categoria seja usada para definir as comissões.

7) Participantes: Deve ser preenchido de acordo com as comissões de sua empresa, por exemplo, se o vendedor recebe uma comissão e o gerente outra, deve ser adicionado o participante VENDEDOR e o participante GERENTE, para que as configurações sejam distintas.

Adicionar – Excluir – Atualizar – Replicar

8) Critério: Nesta tabela, devem ser definidos todos os critérios para se utilizar a comissão que será cadastrada abaixo.

Veja que há vários critérios que podem ser adicionados, como Tabela de Preços, Cliente, Rede, Forma de Pagamento, Classe de Produto, Espécie de Pagamento e Operação. Os critérios também podem ser concatenados.

9) Comissões:

Nesta tabela, toda a comissão é definida, vamos detalhá-la para melhor entendimento:

Limite de Desconto %: a comissão pode ser calculada de acordo com o desconto dado no documento, por exemplo, quanto maior o desconto dado ao cliente, menor a comissão do vendedor.

Fórmula Comissão: Deve ser inserida a fórmula utilizada como base do cálculo da comissão, por exemplo, total dos itens, total do documento.

% no Faturamento: deve ser preenchida quando a comissão é dada assim que a empresa finaliza a compra, ou seja, assim que ela fatura, e qual porcentagem da comissão deve ser dada neste momento.

% no Recebimento: deve ser preenchida quando a comissão é dada assim que a baixa é feita no lançamento do cliente, ou seja, quando é pago a compra.


Adicionar – Editar – Excluir – Atualizar

O retângulo a esquerda na imagem, demonstra todos os cadastros de categoria de seu sistema.

Aba Bonificações

Nesta aba, se adiciona bonificações, que são parecidos com descontos.

1- Nesta tabela se adiciona bônus por desconto. Sendo que os ícone significam respectivamente:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-127.png

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2- O bônus por quantidade é quando a cada “X” unidades o cliente leva “Y” unidades de bônus, sem ter que pagar por elas. Sendo que “X” e “Y” são definidos nas colunas “Multiplo” e “Bonificação”, respectivamente. Os ícones significam:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-127.png

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Aba Localizar

Nessa aba pode- se encontrar todas as categorias cadastradas no sistema. Digitando “%” no campo de pesquisa e apertando “Enter”, filtra todos os cadastros de categoria do sistema.