23 Mai

Validando o Sintegra

O validador pode ser encontrado facilmente na internet se pesquisando no Google por “validador sintegra”, o primeiro link que retorna da pesquisa é justamente o do site oficial (http://www.sintegra.gov.br/download.html).

Feito o download deve ser descompactado o arquivo e executado o instalador.

O arquivo SINTEGRA gerado pelo Córtex deve ser baixado clicando no ícone correspondente da tela do Córtex.

Com o arquivo baixado, deve ser aberto o validador.
Para iniciar a validação o arquivo deve ser carregado no validador.
Indicando a localização e o arquivo, o será feita a validação.

Para ver o resultado basta ir até a aba “Críticas” e selecionar o que deve ser listado, neste caso, os erros.

Na lista de “Advertências” aparecerão algumas mensagens de pontos que podem ser melhorados, são advertências e não erros, por isso não impedem o envio do arquivo.
Na lista de erros aparece a linha em que aconteceu cada erro, a mensagem indicando qual é o problema, o tipo de registro, o campo onde o problema aconteceu e na parte de baixo da tela ainda aparece a linha do erro correspondente ao erro selecionado na lista.

Neste caso está indicando que na linha 102 do TXT há um CFOP inválido, nesta linha é um registro do tipo 70 e o campo com problema é o CFOP. No detalhe abaixo onde aparece a linha com erro, podemos ver destacado em vermelho o CFOP incorreto.

Para validação e correção dos arquivos é imprescindível ter o manual de orientação, que também pode ser encontrado facilmente com uma busca no Google. A versão atual do manual pode ser acessada no link https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/1995/CV057_95_manualOrien2

Consultando o manual podemos identificar que o registro 70 é onde aparecem os conhecimentos de transporte e no detalhamento deste registro no manual vemos que da posição 46 à 51 da linha, imediatamente antes do CFOP está o número do documento, portanto o erro está no conhecimento de transporte de número “10”.



Então será necessário localizar este documento, corrigir a CFOP e em seguida gerar o arquivo novamente, iniciando o processo de validação mais uma vez.