02 Abr

Nota Fiscal Fornecedor

Para emitir uma nota fiscal de consumidor é necessário:

INICIAR> CORTÉX > COMPRAS> OPERAÇÕES> NOTA FISCAL FORNECEDOR


Será aberto uma página para começar um cadastro a fim de emitir uma nota fiscal de fornecedor.

Aba Cadastro

1- Neste retângulo estão presentes as ações que podem ser feitas sobre a nota.

1.1- Abre um documento em branco.
1.2- Grava as informações que foram adicionadas no documento.
1.3- Exclui o documento.
1.4- Cancela o documento.

2- É o número do documento. Se quiser localizar o documento posteriormente no sistema, esse número ajuda a acha-lo.

3- Neste campo preenche a forma de pagamento do documento.

4- Se refere a operação que o documento realizará. Este campo é muito importante, pois ele influência diretamente nas integrações do documento.

5- Estes campos são preenchidos com a data e a hora da emissão e da operação do produto.

6- Neste campo pode ser vinculado um projeto caso utilize esta função. Este cadastro deve ser realizado  previamente em Cadastro de Projeto.

7- O código do cedente é preenchido nesse campo. No ícone, ao lado desse campo, pode realizar uma pesquisa mais detalhada para encontrar o cedente desse documento.

8- Essa tabela demonstra as integrações que o documento realiza. Quando se cadastra uma operação, há a opção de colocar automaticamente as integrações que aquela operação irá realizar.

9-Nesse campo pode realizar observações no documento.

Após se ter preenchido esses campos, grave o documento no clicando no ícone 1.2.

Aba Produto

Para facilitar o entendimento dos campos, dividiremos a tela em partes.

Nessa primeira parte, será adicionado o produto na nota.

1- Adicione o código do produto que se deseja colocar na nota.

2- Após adicionar o código do produto, esse campo será preenchido automaticamente com o nome do produto.

3- Adicione a unidade de entrada do produto.

4- Informe a quantidade do produto em questão.

5- Nesse campo, adicione o preço de cada unidade do produto.

6- Este campo corresponde a unidade na qual está o produto adicionado, ele é preenchido automaticamente após se ter adicionado o produto.  

7- É a quantidade em relação a unidade base do produto que está entrando no estoque.

8- Se refere ao preço unitário do produto.

9- É preenchido automaticamente o lote do produto

10 e 11- Nestes campos são preenchidos automaticamente a fabricação e o lote do produto, respectivamente.

12 e 13- Caso haja desconto, adicione o valor nesses campos. Caso o desconto seja em porcentagem adicione no primeiro campo, caso o desconto seja em valor adicione no segundo campo.

14 e 15- Em caso de acréscimo a opção deve ser incluído na opção 14 para porcentagem e na opção 15, se for um valor específico.

16- Neste campo, estará representado a quantidade desse produto no estoque, após esse documento.

17 e 18- Estes campos correspondem ao o valor total do produto, sendo que o primeiro campo representa o valor após acréscimos ou descontos e o segundo campo corresponde ao valor do produto caso não haja alteração de descontos ou acréscimos.

19- Se informa a data, na qual o produto será entregue.

20– Corresponde ao CFOP, que é o código que está relacionado com a movimentação do produto.

21- Mostra a operação que está sendo utilizada na nota.

Caso o seu produto não esteja cadastrado, basta cadastrá-lo em Cadastro de Produtos.

22- Nesse campo há a opção de adicionar ou descontar no valor total da nota. Só se pode preencher um dos dois campos. Há a possibilidade de que o acréscimo ou o desconto seja em um valor percentual ou em valor específico, caso deseje que seja em percentual, marque a caixa que está ao lado de percentual, caso deseje que seja um valor específico deixe essa caixa desmarcada.

Na segunda parte, temos

23- Nesta tabela se mostra os produtos que estão na nota.

  1. Ícone que edita o produto selecionado. Após editar, para salvar clique no ícone escrito “Ok”.
  2. Apaga o produto da nota fiscal.
  3. Atualiza dados do produto, caso haja alguma mudança.
  4. Abre o cadastro do produto selecionado, caso deseje fazer alguma mudança.
  5. Abre um cadastro para declaração de importação.

24- A tabela mostra os lotes do produto.

  1. Ícone que adiciona um lote para o produto. Para salvar o lote clique no ícone escrito “Ok”.
  2. Exclui o lote selecionado.
  3. Atualiza a tabela.

25- Nesta tabela há as entregas que será feita do produto selecionado.

  1. Ícone que adiciona entrega para certo produto. Para salvar a entrega clique no ícone escrito “Ok”.
  2. Edita a entrega selecionada.
  3. Cancela a entrega selecionada.
  4. Atualiza a tabela de entrega.

26- Nessa área mostra o valor da nota, sendo que

  1. Mostra o valor bruto da nota, ou seja, sem os acréscimos ou descontos que estão na nota ou no produto.
  2. Mostra os acréscimos do documento em cima de seus itens.
  3. Demonstra os valores dos descontos em relação aos itens.
  4. O valor do acréscimos em relação ao documento.
  5. Se refere ao que foi descontado ao valor do documento após os descontos e acréscimos em relação aos itens.
  6. É o valor total do documento, após todos os descontos e acréscimos.

Aba Tributação

Nessa aba que se é calculado os impostos.

A seta mostra o ícone de calcular a tributação, que a calcula automaticamente. Caso o produto esteja em seu grupo de tributação.

1- Demonstra os produtos presentes na nota.

  1. Atualiza a tela.
  2. Abre o cadastro do produto, para, principalmente, corrigir o grupo de tributação, caso esteja errado.
  3. Abre o cadastro de declaração de importação.

2- Mostra os impostos do produto selecionado na tabela “1”, na imagem, por exemplo, mostra os impostos do item 2 da tabela “1”.

  1. Adiciona algum novo imposto.
  2. Altera o imposto selecionado.
  3. Exclui o item selecionado.
  4. Atualiza a tabela.

3- Aparece o resumo dos tributos de toda a nota.

4- Nesta tabela há a possibilidade de adicionar rateios no documento, como frete e acréscimos.

  1. Adiciona um novo rateio no documento.
  2. Edita o rateio que está selecionado na nota.
  3. Exclui o rateio selecionado.
  4. Atualiza a tabela.

Aba Financeiro

Nesta aba aparecerão as informações referente ao financeiro da nota caso a mesma tenha esta integração. Se os parâmetros da tela estiverem preenchidos, e tiver selecionado a forma de pagamento na aba de Cadastro, assim que clicar em CALCULAR FINANCEIRO, o sistema preencherá as informações conforme a imagem abaixo:


Só não será preenchido automaticamente a carteira e projeto. A carteira só é colocada quando a duplicata for gerar boleto, caso contrário não precisa ser informada.

Legenda:

1- Corresponde a duplicata da parcela no financeiro.

2- Nesse campo estará a situação atual do documento.

3- Campo onde poderá selecionar a Conta Caixa que será utilizado. Caso não possua a conta caixa cadastrada, Clique em  Conta Caixa para cadastrá-la.

4- Campo para informar a carteira correspondente a conta caixa.

5- É o conjunto de contas, previamente estabelecido em Cadastro de Contas, que norteia as despesas.

7- Informe o projeto caso utilize.

8- Neste campo é informado a forma de pagamento da Nota, que inclusive também é selecionada na aba cadastro.

9- Neste campo estará o valor total do documento.

10- Será mostrado o total que já foi pago, caso tenha algum pagamento parcial.

11 e 12- Nestes campos estará informando se houve descontos ou acréscimos ao final do documento.

Para editar a parcela clique onde indica a seta.

Para salvar as alterações clique no ícone escrito “Ok”.

Após as alterações, haverá uma mudança no campo 13, que corresponde ao novo valor do documento.

Quando for dado a baixa na parcela, ou seja, ela ser paga, essa aparecerá na grade abaixo:

Aba NFE

Nessa aba, se insere as informações processuais da nota fiscal do fornecedor. Se informa a chave em “1”, modelo em “2” e serie em “3”, e após ter sido preenchido essas informações grava, clicando onde a seta indica na imagem abaixo.

Aba Dados

Para facilitar o entendimento dos campos, dividiremos a tela em partes.

1- Corresponde às informações do veículo que irá transportar o produto.

2- É relacionado a caso haja uma exportação.

3- Indica informações sobre o produto que será transportado. Como quantidade, a espécie que está sendo transportada , marca, numeração, e peso bruto e líquido do mesmo.

4 e 5- Está relacionado com o “1”, o primeiro campo se refere a como será enviado o produto, e o segundo campo se refere ao transportador do produto. A transportadora pode ser cadastrada em Cadastro de Transportadoras

6-  Número sequencial que é automaticamente preenchido pelo sistema, ele é marcado        através de um parâmetro.

7-  Indica a finalidade do documento.

8-  Se refere ao tipo de atendimento.

9-  Corresponde ao atendente interno do cliente.

10- Está relacionado ao solicitante do documento.

Na segunda parte temos


1-  Nesta grade podemos verificar os documentos que originaram esta nota, como por exemplo o Pedido de venda.

2-  Nesta grade podemos visualizar os documentos que foram gerados a partir da nota, caso exista.

5-  Podem ser informados os documentos referenciados, quando se tratar de notas de devolução, complemento e etc.

Os campos 3,4 e 6 são utilizados para documentos não fiscais, como por exemplo pedido de compra.

Para salvar as alterações, clique no ícone “Gravar”, onde aponta a primeira seta.

Aba Finalizar

Após ter preenchido todos os dados necessários, podemos finalizar a nota.

Para finalizar a nota clique na aba “Finalizar”, onde aponta a seta, na imagem abaixo.

Caso deseje fazer alguma alteração na nota, após finalizá-la, clique no ícone onde aponta a seta, na imagem abaixo. Depois de feitas as alterações, finalize-a novamente.