15 Mar

Cadastro de Representantes

Para cadastrar um representante, faça o seguinte caminho:

INICIAR > CÓRTEX > VENDAS > CADASTRO > PARCEIROS > REPRESENTANTES

O cadastro de representantes será aberto na aba localizar, onde faremos as pesquisas de vendedores já cadastrados.

Esta pesquisa pode ser realizada através dos campos grifados, basta clicar no desejado e preenche-lo.

O símbolo da porcentagem “%” é um parâmetro de busca utilizado para filtrar todos os representantes.

O parâmetro também pode ser utilizado para facilitar a pesquisa como contém, isto significa que aparecerão todos os representantes que contém tal palavra em seu nome. Veja o exemplo abaixo:

Para efetuar o cadastro, devemos ir na aba Dados e em seguida clicar no ícone “+” (INCLUIR).

Para facilitar o entendimento dos campos, dividiremos a tela em partes.

Dados

Nessa primeira parte, deverão ser preenchidos os dados principais dos vendedores, tais como: Nome, CPF, RG etc.

Lembrando que apenas o NOME, e a função, na aba Dados são obrigatórios.

Para cadastrar o endereço do representante, fornecedor, funcionário etc, é necessário que os dados principais tenham sido gravados na tela Dados. Após este procedimento,na área em branco da grade endereço, dar um duplo clique para abrir a tela de cadastro:

Caso você precise achar sua localização, clique no ícone MAPA e após isso, insira manualmente.

Aqui, você deve selecionar a qual endereço você está cadastrando (por exemplo: COBRANÇA, ENTREGA ou COMERCIAL) e ao lado, se este é o endereço principal. Atenção: o parâmetro principal deve ser marcado apenas uma vez para cada cliente, o endereço marcado será este utilizado na emissão de documentos.

Ao preencher o CEP, você verá que diversos campos serão preenchidos automaticamente, mas ainda deve-se terminar manualmente o cadastro.

Para finalizar, clique em Gravar.

Dados Adicionais

Nesta aba, podemos acrescentar parâmetros de permissões aos documentos para os Representantes.

Para atribuir essas permissões é necessário que o Representante esteja vinculado com o seu respectivo Usuário na aba detalhes, e que principalmente o cadastro já esteja salvo. Este procedimento será realizado um pouco mais à frente.

Um dos parâmetros principais é o de atribuições, que permitem com que o usuário altere, exclua e libere algumas funções.

Para realizar o procedimento, siga as seguintes orientações:

Selecione na grade Grupo de informações a descrição ATRIBUIÇÕES conforme a imagem:

Em seguida na grade de Perfil Representante, selecione as permissões desejadas.

Ex: LIBERAR ALTERAÇÃO NO PEDIDO, em seguida selecione a opção de “INCLUIR” para informar o campo valor como SIM ou NÃO, conforme as ilustrações:

Segue uma breve explicação referente a cada parâmetro das ATRIBUIÇÕES:

  • LIBERAR ALTERAÇÃO NO PEDIDO: Este parâmetro, quando marcado SIM, permite alteração em qualquer documento no sistema.
  • LIBERAR CLIENTE COM DÉBITO: Este parâmetro, quando SIM, permite que o usuário libere vendas para clientes com débitos financeiros.
  • LIBERAR EXCLUSÃO DOCUMENTO: Este parâmetro, quando SIM, permite que o usuário exclua documentos.
  • LIBERAR FATURAMENTO BLOQUEADO: Este parâmetro, quando SIM,permite que o usuário libere vendas a clientes com pendências.
  • LIBERAR VENDA ABAIXO DO PREÇO MÍNIMO: Este parâmetro, quando SIM, permite que o usuário libere vendas de produtos com o valor abaixo do preço mínimo.

Detalhes

Nesta aba podemos vincular e padronizar algumas funcionalidades ao representantes.

1- Usuário: Deverá vincular o usuário do sistema, caso o mesmo possua.

2- Função: Neste campo deve ser qual a função do representante na empresa,as funções devem ser cadastradas previamente. Para cadastrar, clique no botão . Em seguida, clique em Cadastrar e depois no ícone + (INCLUIR). Para efetuar o cadastro clique em Gravar.

3 – Supervisor: Caso o mesmo possua um supervisor, o nome do mesmo pode ser vinculado neste campo.

4- Código Legado: Neste campo pode ser informado um código interno para o vendedor caso seja necessário.

5- Placa Veículo: Se o vendedor possuir um veículo próprio para uso da empresa, ou a empresa disponibilizar um carro para ele, a placa poderá ser informada neste campo para controle.

6 – Foto: Neste campo pode ser colocada a foto do vendedor.

7 – Impressão Digital: Neste campo pode ser carregada a impressão digital do vendedor.

8 – Regiões: Neste campo podem ser inseridas as regiões pertencentes ao vendedor clicando na para incluir.

9- Serviços: Podem ser vinculados os serviços realizados por este vendedor neste campo.

10 – Operações do Cedente: Por este campo é possível padronizar o tipo de documento e a operação padrão para cada Cliente. No cadastro de Representante não é necessário cadastrar.

11 – Parceria: Neste campo, você poderá marcar quais são as parcerias do representante em questão em relação a empresa.

Note que no final da página, existem diversas opções que podem ser alteradas no cadastro futuramente, em casos de mudanças não é necessário criar um novo cadastro, apenas marcar a nova opção que desejar.

As abas “Anexos”, “Financeiro” e “Movimentação” só podem ser visualizadas após o cadastro ser efetivado.

Anexos

Na aba anexos, podem ser vinculados quaisquer documentos e de quaisquer formatos (extensão)

Clique em ENVIAR para anexar o documento desejado, conforme a imagem abaixo:

Selecione o arquivo em sua máquina, para enviá-lo ao sistema

Após selecioná-lo, clique em upload.

Em seguida o documento estará anexado ao sistema.

Podem ser vinculados quantos documentos necessário no mesmo representante.

Financeiro

Na aba financeiro, é possível verificar todo o financeiro do representante. Clique em filtrar conforme a imagem abaixo que aparecerão todos os financeiros em abertos e quitados.

É possível abrir a tela de lançamento, clicando 2 vezes em cima da duplicata desejada, desta forma o usuário poderá quitar ou alterar qualquer informação na parcela.

Movimentação

Na aba movimentação o usuário consegue consultar todos os documentos emitidos para o representantes e seus respectivos itens.

Os filtros podem ser utilizados caso haja necessidade de documentos específicos.

Após o preenchimento, clique em Gravar.