25 Mar

Pedido Balcão Completo

Se encontra em:

INICIAR> CÓRTEX > VENDAS> OPERAÇÕES> PEDIDO BALCÃO COMPLETO

O Pedido Balcão Completo possui as seguintes funcionalidades:

Observação: Os parâmetros devem ser definidos previamente para iniciar o Pedido.

Parâmetros:

Emitir pedido: Deixa o status do pedido como emitido após finalizá-lo

Não utilizar vendedor no pedido: Não é obrigatório utilizar o vendedor quando marcado.

Modelo de impressão: Vincule o modelo de impressão do pedido.

Operação cálculo de Tributação: Selecione o tipo de operação que será utilizada no pedido.

Válida débito: Sempre mostra o financeiro independente de débito e quando selecionada a outra opção mostra apenas os lançamentos vencidos.

Dias após o vencimento para bloqueio: Informe a quantidade de dias para bloqueio do sistema quando houver débito.

Validar desconto pela categoria: Quando marcado válida o desconto do produto conforme a configuração em sua categoria.

Sem impressões em Digitação: Não permite que você faça a impressão do pedido com o documento em digitação.

Utilizar atendente como vendedor: O atendente pode ser utilizado como vendedor.

Imprimir automaticamente o cupom: Quando marcado faz impressão do cupom automaticamente após finalizado.

Exigir operação: Quando marcado não é possível finalizar o pedido sem inserir o tipo de operação.

Inserir ao informar o item: Salvar o item automaticamente no pedido.

Cadastros:  

Cadastro de clientes – Córtex:  Caso o pedido balcão seja direcionado a um cliente que não possui cadastro, clicando nesta opção o usuário poderá realizar um cadastro básico através deste atalho.

Consulta de preços: clicando nesta opção o usuário poderá realizar uma consulta de diversas informações referentes aos produtos.

  • Impressão: Falaremos dela no final desta documentação.

Para realizar a emissão do pedido é necessário clicar em NOVO e preencher os campos.

Cabeçalho

No cabeçalho, você pode inserir as principais informações do pedido.

  1. Empresa: Campo onde estará o nome de sua empresa.
  2. Tipo de Documento: Neste campo aparece qual documento você está fazendo.
  3. Conta Caixa: Selecione a qual conta caixa o documento será integrado.
  4. Filial: Campo em que aparecerá a filial de sua empresa.
  5. Operação: Selecione o tipo de operação a ser executada.
  6. Carteira: Se houver, selecione a qual carteira o documento deve ser integrado.
  7. Data: Insira a data em que o pedido está sendo realizado.
  8. Status: Indica o status do pedido.

Configuração do Pedido


  1. Cliente: Neste campo, selecione o cliente que este pedido se refere, pesquisando pelo seu código ou nome.
  2. Operação: Selecione qual é o tipo de operação desejada.
  3. Desconto%: Selecione o desconto a ser dado em todos os produtos do documento.
  4. Projeto: Neste campo, pode ser preenchido um projeto caso necessário.
  5. Vendedor: Informe o vendedor responsável pela venda.
  6. Forma de pagamento: Selecione a forma de pagamento deste pedido.
  7. Conta Caixa: Informe a conta caixa onde o dinheiro será movimentado.
  8. Tabela de preço: Neste campo é preenchido qual será a tabela de preço praticada no pedido, se necessário.
  9. Endereço Entrega: Selecione o endereço de entrega do pedido caso seja necessário.
  10. Carteira: Este campo só é preenchido quando se tratar de documentos que tenham BOLETO BANCÁRIO.

Obs: Vários destes campos podem ser padronizados na tela de parametrização do PEDIDO DE VENDA e do próprio pedido balcão.

Quando selecionado o cliente, e o mesmo possuir algum débito, a tela será aberta com informações referente a sua dívida:

Produtos

Nesta grade deve ser inserido o Produto, a quantidade, a porcentagem de desconto (caso o desconto seja para um produto isoladamente) e o preço que pode ser digitado ou inserido automaticamente se estiver cadastrado no produto.

Se a pesquisa do produto for feita por seu código, a descrição aparecerá automaticamente no campo, conforma a imagem:

A pesquisa também pode ser realizada pela descrição do item conforme a seta, porém os produtos aparecerão um pouco mais abaixo para serem selecionados, conforme o quadro grifado na imagem:

Selecione o produto desejado, preencha os demais campos relacionados ao mesmo e em seguida clica em FINALIZAR

Filtro

Para localizar os pedidos que já foram emitidos, basta clicar em “FILTRO”

Localize-os utilizando a seta do campo.

Clique no pedido desejado, que o mesmo será aberto novamente na tela.

Se for necessário reabrir o pedido para alteração, basta clicar no botão de “REABRIR”

Após realizar as alterações desejadas no pedido, lembre-se de salvar as alterações clicando no botão indicado pela seta 1, e depois finalize novamente clicando na seta indicada pelo número 2.

Impressão

Após finalizar o pedido, clique em IMPRESSÃO, selecione o seu tipo de impressão para fazer a impressão do mesmo.

Tipos de impressão

  • Pedido – Esta é o modelo normal de pedido impresso em papel A4
  • Separação – Esta opção permite que o espelho de separação seja impresso, caso eseja configurado.
  • Cupom – Utilizando esta opção, o pedido será impresso em impressoras não fiscais, previamente instaladas e configuradas.
  • Seleciona impressora – Permite que o usuário selecione a impressora NÃO FISCAL, quando houver mais de uma.

Se for necessário emitir uma nota a partir deste pedido, basta clicar em ‘GERAR NOTA”

Tributos

Ao clicar em tributos, será possível visualizar todos os tributos presentes no documento e seus respectivos valores.