10 Abr

Cadastro de Unidades

O cadastro de unidades tem como objetivo permitir e configurar as unidades utilizadas nas mercadorias comercializadas pela empresa. Através deste cadastro é possível definir número de casas decimais tanto para valores quanto para quantidades, bem como padronizar as unidades evitando duplicidade no cadastro.

Ele pode ser feito em:

CÓRTEX > Vendas > Cadastro > Produtos > Cadastros Associados > Unidades

Após a seleção do Menu, uma aba Unidade será visualizada e as funcionalidades pertinentes a este cadastro estarão disponíveis.

Localizar

O cadastro de unidades será aberto na aba localizar, onde faremos as pesquisas de unidades já cadastradas.

Esta pesquisa pode ser realizada através dos campos grifados, basta clicar no desejado e preenche-lo.

O símbolo da porcentagem “%” é um parâmetro de busca utilizado para filtrar todas as unidades.

O parâmetro também pode ser utilizado para facilitar a pesquisa como contém, isto significa que aparecerão todos os clientes que contém tal palavra em seu nome. Veja o exemplo abaixo:

Cadastro

A aba Cadastro contém as informações da unidade. Para melhor entendimento, dividiremos a tela em partes:

Nessa parte iremos cadastrar informações gerais sobre a unidade, bem como a máscara dos campos utilizados. Para iniciar um novo cadastro clique no botão + (Incluir).

Nessa área temos os seguintes campos:

  1. Sigla: Deve ser informada a sigla que a unidade possui. Os arquivos fiscais gerados pelo sistema (SPED e SINTEGRA) utilizam 02 casas, desta forma é recomendado que a sigla possua sempre esse tamanho. Ex.: CX – KG – UN
  2. Descrição: Deverá ser informada a descrição da unidade. Esse campo serve para facilitar a busca de unidades. Ex.: CAIXA – QUILO – UNIDADE
  3. Qtde entrada: Nesse campo deve ser informada a quantidade de casas decimais que essa unidade utilizará na entrada de mercadorias. Se campo for deixado em branco o padrão é que a unidade trabalhe apenas com números inteiros. Ex.: Se a unidade for CAIXA ela não utilizará casas decimais, pois não existe 1, 5 caixa, neste caso seriam 2 caixas; Se a unidade for KG ela teria casas decimais, pois podemos comprar 1,450 kg (1 quilo e 450 gramas).
  4. Valor entrada: Neste campo deve ser informado o número de casas decimais utilizados para o valor unitário da mercadoria. Se o campo for deixado em branco o padrão é que seja 02 casas. Esse campo é muito útil em casos em que necessita-se trabalhar com valores fracionados.
  5. Qtde saída: Mesma explicação dada para o campo QTDE. ENTRADA, porém essa máscara será utilizada para documentos de saída
  6. Valor saída: Mesma explicação dada para o campo VALOR ENTRADA, porém essa máscara será utilizada para documentos de saída.

Conversão

Nesta parte iremos configurar as conversões que essa unidade pode utilizar. Essa área deverá ser utilizada para que o sistema faça a conversão das unidades quando a unidade base (cadastro) for diferente da unidade de operação.

Para ter acesso ao cadastro de conversões é necessário que o registro esteja em forma de edição.

As operações possíveis são:

Incluir registro.

Alterar registro.

Excluir registro.

Atualizar.

Nessa área temos os seguintes campos:

  • Unidade: Deve ser informada a unidade que será convertida.
  • Operação: Deve ser informada a operação que o sistema deverá fazer para converter. As opções possíveis são: multiplicar por, dividir por, subtrair ou somar.
  • Quantidade: Deve ser informada a quantidade que será utilizada na operação.
  • Densidade:

Para finalizar, basta clicar em Gravar.

Exemplo prático

A mercadoria chega na nota de entrada em MILHEIRO, porém devemos converter para UNIDADE, pois comercializamos a mercadoria desta forma. Nesse caso acessaremos o cadastro da unidade UN e na aba de conversão lançaremos os seguintes valores.

UNIDADE -> MILHEIRO

OPERAÇÃO-> MULTIPLICAR POR

QUANTIDADE-> 1000

Desta forma, ao digitar 1 MILHEIRO na nota de entrada, o sistema na hora de alimentar o estoque pegará essa quantidade digitada e MULTIPLICARÁ por 1000, lançando assim a quantidade convertida no estoque.