11 Jun

Movimentação de mercadorias em depósitos virtuais de funcionários

No Byte Córtex temos a possibilidade de fazer movimentação de estoque utilizando depósitos virtuais dos cedentes, que são criados automaticamente pelo sistema de acordo com a necessidade. Essa movimentação pode ser feita de duas formas:

1 – Cedente – Em que o depósito virtual será o do cedente do documento, como por exemplo um cliente;

2 – Vendedor – Em que o depósito virtual será o do vendedor vinculado ao documento.

O sentido da movimentação (entrada ou saída), será definido pelo cadastro da operação.

Quando o documento utiliza uma operação com depósito virtual do tipo Cedente, a movimentação acontecerá no depósito do cedente. Se por exemplo a empresa faz consignação de seus produtos para os clientes, pode ter uma operação de remessa em consignação, em que o depósito de origem será um depósito de produção (depósito real) da empresa e o depósito de destino será o depósito de consignação (marcado como virtual e do tipo cedente), desta forma a integração de estoque acontecerá dando saída no depósito da empresa e dando entrada no depósito virtual com o nome do cliente. Ficando assim fácil de visualizar que as mercadorias estão com o cliente. Podendo ainda ter uma operação para a venda do consignado, em que irá dar baixa no estoque do cliente quando este comprar o produto que está consignado com ele. Nesta operação de venda do consignado, só precisa ter o depósito de origem, que será o depósito virtual do cedente e a integração do documento irá fazer a saída do depósito do cedente.

Quando o documento utiliza uma operação com depósito virtual do tipo Vendedor, a movimentação acontecerá no depósito do funcionário vinculado ao documento como vendedor. Se por exemplo o vendedor retira mercadoria da empresa e depois faz as vendas para os clientes, pode se controlar as mercadorias que estão com o vendedor, criando uma operação de retirada de mercadorias, em que o depósito de origem será um depósito de produção da empresa e o depósito de destino será o depósito de retirada (marcado como virtual e do tipo cedente), desta forma a integração de estoque acontecerá dando saída no depósito da empresa e dando entrada no depósito virtual com o nome do vendedor. Ficando assim fácil de visualizar que as mercadorias estão com o vendedor, de forma semelhante à consignação descrita anteriormente. Porém na venda as mercadorias deverão sair do depósito do vendedor e não no depósito do cedente do documento, para isso a operação deverá ter como depósito de origem um depósito virtual do tipo Vendedor.

Veremos abaixo a configuração e utilização dos depósitos virtuais para uma situação em que um funcionário (Técnico) irá retirar as mercadorias no Almoxarifado e em um segundo momento passará mercadorias para outro funcionário, sendo que nos dois casos serão utilizados depósitos virtuais.

1 – Criamos os depósitos, sendo um depósito de produção, para as movimentações do almoxarifado da empresa, um virtual do cedente e outro virtual do vendedor. Veremos a utilização de cada um no momento oportuno.

2 – Criamos as operações de “Retirada do Almoxarifado”, para o técnico retirar as mercadorias do Almoxarifado da empresa, transferindo para o próprio depósito virtual e de “Entrega para o Funcionário”, para o técnico entregar as mercadorias para o funcionário, transferindo de seu depósito virtual para o depósito virtual deste último.

3 – Alteramos o tipo de documento de venda de mercadoria para acrescentar o tipo de cedente “Funcionário”, para que os funcionários possam ser selecionados como cedentes dos documentos. Pode ser criado um novo tipo de documento especificamente para essas operações, ficando mais organizado.

4 – Definimos a função do funcionário que será o técnico como “Vendedor”, sendo que essa função deve estar previamente cadastrada e marcada como “Vendedor”.

5 – Lançar o documento de Retirada do Almoxarifado, que irá dar saída das mercadorias do estoque da empresa e dar entrada no depósito virtual do técnico.

6 – Lançar o documento de Entrega para o Funcionário, que irá dar saídas das mercadorias do depósito virtual do técnico e dar entrada no depósito virtual do funcionário. Nesta movimentação o cedente do documento será o funcionário e o vendedor será o técnico.

7 – Verificar na aba estoque do produto as movimentações em cada depósito.